3.12.04

Sobre As Aventuras de Um Paraíba

O cinema brasileiro sempre surpreendeu, tanto a crítica quanto o público, levando histórias regionais do povo brasileiro e putaria às televisões e cinemas desse país. Nos últimos anos, o cinema deu uma bela caída, concorrendo à prêmios como Oscar e Leão de Ouro e sendo comparado até com o cinema americano, o que é péssimo para um cinema com tanta cultura própria. Pois bem.

Vou fazer aqui um resumo de um dos filmes que mais me marcou em 1982. Trata-se do famigerado "As Aventuras de Um Paraíba", filme que revelou grandes estrelas como Cláudia Ohana e Paulão.



Zé, um nordestino, é recebido no Rio de Janeiro por seu amigo Preto, que acolhe em sua casa. Zé vai então arranjando trabalhos e biscates como pode. Trabalha com contrução civil, pede esmola em frente a uma igreja e até participa de um programa de TV. Conhece Branca, uma jovem cega que ele salva de atropelamento. Dirigido pelo talentosíssimo diretor Marco Altberg, e roteiro escrito por Antônio Calmon e José Gonçalves do Nascimento, "As Aventuras de Um Paraíba" mostra toda a soberba da cultura regional brasileira. Produzido em conjunto pela "Produções Cinematográficas L.C. Barreto", pela "Filmes do Triângulo", pela "Diadema Filmes" e pela "Embrafilme". Sucesso total nos anos 80, "As Aventuras de Um Paraíba" infelizmente não ganhou nenhum prêmio dos que... E na verdade também não concorreu à nenhum deles.

Mas o que importa é a cultura brasileira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial