10.12.04

Sobre Jérson, um PF

Quando se comenta sobre a violência, a ignôrancia e a impunidade, lembra-se logo da PM, principalmente pelo Rio de Janeiro, onde ficou famosa por ser menos confiável que os próprios criminosos.

Jérson Jaqueira dos Santos, Policial Federal, se orgulhava de não ser um PM. O nome Jaqueira veio de seus antepassados, que vendo as famílias Oliveira, Macieira e Pereira crescendo e ganhando terras e posses, decidiram criar a família Jaqueira. A PF recebeu ele de braços abertos quando ele foi admitido na corporação. Jérson era, a partir dali, um...



PF!



Jérson, com J mesmo, com muito orgulho, segundo o próprio, era um pai de família realizado desde que entrara para a PF. Quando nasceu, sua mãe logo disse que ele seria um belo de um PF. Não deu outra, Jérson nasceu para aquele ofício. Alguns colegas de trabalho estranhavam, mas quem gostava do Jérson falava que era ciúmes.

-- Mas chefe, ele é um...
-- Ele é o nosso melhor PF em atividade, rapaz!
-- Mas ele não passa de...
-- TÁ MALUCO, VOCÊ?! Jérson é o melhor, não reclame, vai trabalhar!

Jérson tinha uma linda família, uma casa bonita, cercas brancas, vacas malhadas e cheiro de coador de café pela casa. Amava sua mulher, que havia conhecido num restaurante de São Cristóvão. Combinaram que nem arroz e feijão.



Por ser tão centrado em sua profissão, Jérson fora traído pela sua amada esposa ano passado. Dizem que ela o traiu com um PF da mesma güarnição de Jérson. Que ele tinha, ao invés de batatinhas palha sem sal, belas batatas coradas que mais pareciam batatas doces de tão grandes. Seu feijão tinha um caldo grosso e gostoso, pelo menos para a mulher de Jérson.

Jérson foi saber da notícia em uma celebração da güarnição, enquanto ganhava uma medalha por um salvamento que havia feito dias atrás. Ficou abalado. Queria acabar com a própria vida. Mas teria que ser de forma gloriosa, já que se tratava do melhor PF na Polícia Federal carioca. Tinha orgulho próprio.

Fora servido no Capricciosa, restaurante mais caro do Rio de Janeiro.
Um PF no Capricciosa.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial